• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Notícias Últimas Notícias UFC participa de programas para concessão de bolsas em universidades européias

UFC participa de programas para concessão de bolsas em universidades européias

E-mail Imprimir
A Universidade Federal do Ceará participa de três consórcios de universidades em programas de cooperação entre a União Européia e a America Latina (Erasmus Mundus), sendo um liderado pela Universidade do Porto e dois pela Universidade de Santiago de Compostela. O Erasmus Mundus é um programa europeu de cooperação e mobilidade no domínio do ensino superior que procura promover a União Europeia como um centro de excelência em aprendizagem em todo o mundo. Cada projeto envolve 20 universidades, conta com um orçamento de cerca de três milhões de euros totalmente financiados pelo programa Erasmus Mundus.

Do grupo coordenado pela Universidade do Porto, o Mundus 17, participam, além da UFC, as Universidades do Porto (Portugal), Gottingen e de Giessen (Alemanha), Gent (Bélgica), Degli Studi di Milan (Itália), Barcelona (Espanha), Politécnica da Valência (Espanha), Valladolid (Espanha), Lille (França), as universidades brasileiras - Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Acre, Universidade Federal da Paraíba, PUC / SP, além de duas universidades uruguaias e duas paraguaias.

O projeto Erasmus Mundus External Cooperation Window Lot 15 - Brazil, Coordenado pela Universidade de Santiago de Compostela, tem como componentes, além da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), a Masarykova Univerzita (República Tcheca), Erasmushogeschool Brussel (Bélgica), Université Sorbonne Nouvelle - Paris (França), Universidade do Minho (Portugal), Università degli Studi de Napoli Federico II (Itália), Universidad de Castilla - La Mancha (Espanha), Université de Nantes (França), Universidade de Vigo (Espanha), e as universidades brasileiras: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal da Bahia, Universidade do Estado do Amazonas, Universidade de Passo Fundo, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal de São Paulo.

Já o Projeto Erasmus Mundus External Cooperation Window Lot 17 - Brazil, também coordenado pela Universidade de Santiago de Compostela, tem como componentes a Masarykova Univerzita (República Tcheca), Erasmushogeschool Brussel (Bélgica), Université Sorbonne Nouvelle - Paris (França), Universidade do Minho (Portugal), Università degli Studi de Napoli Federico II (Itália), Universidad de Castilla - La Mancha (Espanha), Université de Nantes (França), Universidade de Vigo (Espanha), Georg-August-Universität Goettingen Stiftung Öffentlichen Rechts (Alemanha), as Universidades Nacional de Asunción e Autónoma de Asunción (Paraguai), as Universidades Católica del Uruguay e Universidad de la República (Uruguay) e das universidades brasileiras: Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal de Pernambuco.

O projeto tem duração de 25 a 48 meses e as bolsas a serem concedidas por esses consórcios serão destinadas a estudantes de graduação, doutorado pleno, doutorado sanduíche, pós-doutorado, bem como a pesquisadores e docentes que pretendem viver uma nova experiência fora do seu círculo de origem. As bolsas são de 1.000 euros para graduação, 1.500 para doutorado, 1.800 para pós-doutorado e 2.500 para cientistas (acadêmicos).

As áreas de estudo prioritárias são de Educação, Formação de Professores, Engenharia, Tecnologia, Ciências Médicas, Ciências Naturais e Ciências Sociais. O início da mobilidade está previsto para 2010 e os editais com o número de bolsas serão anunciados no dia 1º de outubro. Até lá, estudantes e pesquisadores interessados poderão procurar a Coordenadoria de Relações Internacionais da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa para orientações sobre projetos. Ou entrar em contato por e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

A duração da mobilidade de estudantes será de 10 meses para estudantes de graduação; 10 a 34 meses para doutorado, 6 meses para pós-doutorado e mês para cientistas. Para os europeus os prazos são os mesmos, com exceção do doutorado que é de apenas 6 meses.

A chamada para concorrer às bolsas, todas iniciando-se em 2010, será publicada brevemente, pois o prazo do projeto coordenado pela Universidade do Porto, o Mundus 17 já se inicia no dia 3 de agosto, encerrando-se no dia 18 de setembro. O processo será feito via internet, onde os interessados poderão encontrar todas as informações necessárias.

Fonte: Proa. Dra. Maria Elias Soares
Coordenadora de Assuntos Internacionais / UFC